Pesquisar

Home / Documentos

Sobre nós


A Q&F – Comércio de Automóveis e Acessórios, Lda. tem 20 anos de existência em Portugal, tantos quantos os que levou a estabelecer-se como uma das mais dinâmicas pequenas empresas do sector automóvel nacional. Nesse percurso criou sólidas raízes e cresceu no mercado nacional, num impacto que lhe tem valido um enorme reconhecimento nacional e internacional.

Constituída como empresa em 1992 e já presidida por Mário Quintaneiro, cargo que hoje continua a ocupar, a Q&F cresceu a todos os níveis garantindo diversas representações em Portugal de algumas das mais importantes e conceituadas marcas de peças e acessórios para o sector automóvel.

Este crescimento tem sido consolidado no crescente número de representações e de clientes – particulares e nas mais diversas vertentes da competição – com reflexos no volume de negócios ano após ano.

Na sua essência, a atividade da Q&F assenta na representação, comercialização e assistência técnica de produtos de duas áreas-chave: Performance e Racing, individualmente ou em conjunto. Entre os produtos de cada uma delas contam-se pneus, jantes, escapes e amortecedores, filtros de ar e de óleo, sistemas de proteção, de comunicação e iluminação, cintos de segurança e capacetes, pavimentos, fechos e pins de capô, embraiagens, chips de potência, material de competição diverso, kits de carroçaria e variados elementos para competição e performance, entre outros.

Se em 1992 a Q&F surgia como importadora e exportadora de apenas algumas daquelas peças e acessórios, fazendo-o num pequeno espaço de venda ao público com 110m2 de área e apenas duas pessoas, hoje, a sua imagem e capacidade técnica levaram-na a um crescimento físico, quer em termos de infraestruturas, quer em termos de staff. As suas instalações, localizadas na Zona Industrial de Alfena, no Porto, ocupam hoje uma área de 1.500 m2. Nestes espaços opera uma motivada equipa de 9 colaboradores, sob um excelente ambiente laboral e com postos de trabalho adequados, fatores decisivos para alcançar uma maior eficácia, contributo que, por sua vez, torna a empresa gradualmente mais dinâmica e empreendedora.

Igualmente importante é o crescimento registado ao nível das representações. Se em 1993 garantia, em exclusividade, as primeiras representações em solo luso dos kits de potência da High-Tech Diesel Tuning, dos filtros de ar K&N, kits de carroçaria da MS Design ou dos escapes Remus e kits de aerodinâmica Zender (algumas destas mantêm-se hoje como parceiras de negócios), presentemente a lista de empresas que entregaram nas mãos da Q&F a sua imagem e produtos em Portugal, algumas delas em carácter exclusivo, supera já as três dezenas de nomes.

A Q&F representa, a título de exemplo, marcas tão conceituadas como a BBS (jantes), Competition Clutch (embraiagens para competição e drifts), Diesel Power (chips e potência), Eagle (jantes), Eibach (suspensões), Pirelli (pneus para competição), Sabelt (material de competição), AEZ (jantes), entre outras. Ao mesmo tempo é revendedor autorizado para mais de dezena e meia de entidades de renome internacional.

O crescimento e solidificação da imagem da Q&F junto do grande público e dos principais clientes tem sido gradual, com a empresa a passar de um simples nome no sector, para uma das principais empresas de importações nacionais, reconhecida pela qualidade dos seus produtos e serviços prestados. Para o efeito, a Q&F tem investido fortemente na promoção da imagem através da participação em eventos de renome, como as várias edições do certame ‘Portugal Auto’ (a sua estreia em eventos abertos ao público fez-se na edição de 1994, então com um espaço de exposição de apenas 52m2), da ‘AutoMecanic’, ‘ExpoAventura’, ‘ExtremeTuning’, ‘AutoClássico’, ‘SITCA’, bem como em eventos dedicados à competição/performance automóvel.

A Q&F está presente em diversos projetos associados à competição automóvel. Exemplos desses poderão ser encontrados tanto a nível nacional como também a nível Internacional, como é o caso do fornecimento em exclusivo dos pneus Pirelli ao campeonato de GT’s Super Cars Series Portugal e o campeonato GT’s Super Car Series Internacional. A nível de equipas, a Q&F integra como parceiro num vasto leque de equipas nacionais tanto em velocidade como também nos ralis.

As parcerias são uma constante, fruto de excelentes relações com entidades de renome, como é o caso da Redbull Portugal em todas as atividades desportivas com automóveis, o troféu Abarth 500 em Portugal, o troféu Super Seven by Kia, entre muitos outros. Em 2010, a Q&F associou-se à Ford Lusitana na coorganização do Ford Transit Trophy, troféu monomarca realizado com o histórico veículo comercial da marca norte-americana, explorando-se uma nova vertente na área do desporto motorizado. Trata-se de um projeto inédito, único no panorama de competição internacional, rodeado por uma imagem dinâmica e de elevado interesse, onde a festa envolvente é sempre uma constante. É um projeto ao qual a Q&F, fruto do seu vasto historial na competição automóvel, se associou desde a primeira hora, com resultados efetivos nos mais diversos quadrantes.